Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

12 de janeiro de 2012

PENITENCIARIA DE TEÓFILO OTONO REALIZA OLIMPÍADAS ESPORTIVAS E ENCERRA O CURSO PROFISSIONALIZANTE




   
   A Penitenciária de Teófilo Otoni, na região Vale do Mucuri, finalizou no último dia 15, a segunda edição das Olimpíadas Esportivas da unidade e o curso profissionalizante Competências Básicas para o Trabalho, beneficiando 176 detentos. As modalidades disputadas nas Olimpíadas foram o Futebol de Campo, com 96 participantes, e o Futebol de Salão, com 60. Ambas as categorias foram divididas em seis equipes, com uma média de 16 jogadores em cada uma. Todos os finalistas foram premiados com medalhas, sendo que os primeiros colocados receberam medalhas douradas de honra ao mérito.  No total, 156 presos participaram dos jogos.
   O evento esportivo faz parte das Olimpíadas Estudantis do Sistema Prisional desenvolvido pelas Unidades Prisionais, sob a orientação da Diretoria de Ensino e Profissionalização da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).  “A oportunidade de participar de competições como esta é importante para o processo de ressocialização do sentenciado”, destacou o diretor geral da Penitenciária, Ademilson Rodrigues Jardim. “Além de educar, o esporte resgata a autoestima, melhora a capacidade de lidar com a disciplina e motiva o preso a trabalhar em equipe”, finalizou o diretor de atendimento, Marcio Lyrio Torres.
   
Profissionalização: 

   O curso profissionalizante Competências Básicas para o Trabalho foi oferecido a 20 presos do regime semiaberto, que já estão próximos de adquirir o benefício para o regime aberto ou para liberdade condicional.  Os detentos foram divididos em duas turmas. As aulas da primeira turma foram realizadas dos dias 07 a 11 de novembro e da segunda turma, dos dias 05 a 16 de dezembro de 2011.  O curso é uma iniciativa da Penitenciária de Teofilo Otoni, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social ( Sedese).
No total, foram 40 horas/aula divididas em 12 módulos educativos com temas como Vida: a nossa maior viagem, Relações Humanas e Ética, Meio Ambiente, Cidadania, Saúde e Segurança no trabalho, Comunicação.com, Direitos do Consumidor, Você: condutor de seu próprio caminho, entre outros. “Os módulos visam preparar e instruir o sentenciado, fornecendo condições e dignidade para que ele possa ter um futuro melhor ao regressar para sociedade”, disse o diretor de atendimento.

Com a conclusão do curso Competências Básicas para o Trabalho, a unidade prisional encaminhará, em breve, ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) uma ficha de cadastramento dos presos, de acordo com suas competências profissionais.


Nenhum comentário: