Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

14 de dezembro de 2011

DETENTOS DE SÃO JOAQUIM DE BICAS EXPÕEM ARTESANATO E OBRAS DE ARTE


Artesanatos feitos por detentos
    Trabalhos artísticos feitos por detentos da Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria e dos Presídios de São Joaquim de Bicas I e II estão em exposição no Fórum de Igarapé, desta segunda-feira, dia 12 até sexta-feira, 16. A mostra reúne peças de cerâmica, madeira, papel e tecido e podem ser vistas nos corredores e jardim interno do Fórum.

   “O artesanato tem um papel importantíssimo na vida dos detentos, pois além de ser fonte de renda, mantém o vínculo com a família. As peças produzidas são vendidas pelos parentes que visitam e incentivam a continuação das atividades”, explica o superintendente de Atendimento ao Preso da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Helil Bruzadelli.
A juíza da Comarca de Igarapé, Andréa Faria Mendes Fonseca, considera as atividades de arte e artesanato essenciais na vida dos detentos, no sentido de ajudar na ressocialização e evitar a ociosidade. “Esta exposição é uma ótima oportunidade para mostrar os bons trabalhos desenvolvidos nas unidades prisionais de São Joaquim de Bicas e estimular o interesse de novos parceiros”, valoriza Andréa.

Nova profissão

Vestidos feitos por detentos
   Vestidos feitos à mão, com detalhes impossíveis de serem feitos em larga escala, são peças que chamam a atenção de quem observa a exposição. Eles foram confeccionados pelas detentas de Bicas II com a orientação de  Maria do Rosário, artista plástica que trabalha com moda e há dois é parceira da unidade. “Elas vão aos poucos aprendendo todo o processo de criação e produção e saem de lá com uma profissão”, destaca Rosário.
Na Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria 196 presos trabalham, enquanto nas unidades de Bicas I e II são, respectivamente, 323 e 172 trabalhadores.


Fonte: www.seds.mg.gov.br

Nenhum comentário: