Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

26 de fevereiro de 2011

MATERIA EXCLUSIVA SOBRE O COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DO SISTEMA PRISIONAL MINEIRO - COPE, COM VIDEOS DOS TREINAMENTOS DO CEOESP 2010

COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS - COPE, CONTA COM MAIS 136 NOVOS INTEGRANTES

Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do Blog do Agente Bruno e o  endereço  brunotomg.blogspot.com  (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais).
 O Comando de Operações Especiais – COPE, conta hoje com mais 136 integrantes, que concluíram com êxito o cCurso de Especialização de Operações Especiais. Veja um pouco da historia do COPE, que atualmente é referencia no sistema prisional do nosso país.
COPE, foi criado na gestão do Subsecretário de Administração Penitenciaria Dr. Agílio Monteiro Filho, Em 23 de maio de 2003, como força de reação da Subsecretaria de Administração Prisional, para proceder às escoltas de maior complexidade e operações diversas, nas unidades do sistema prisional do Estado, à época, executada, com exclusividade, pela Polícia Militar.

Dr. Éder Diógenes (Dir. Geral COPE), Dr. Hamilton Mitre (sup. Seg. Prisional), Dr. Ándre Mourão (Dir. de Seg. Prisional), Dr. Marinho Rômulo (Dir. CERESP-BH)

     Através de um levantamento do número de ocorrências de escoltas nas unidades da Grande BH, que estavam sendo executadas pelas próprias unidades, com agentes contratados desarmados ou armados irregularmente, por não estarem qualificados para tal, percebeu-se a necessidade de criar um grupo de agentes efetivos, que depois de qualificados, executaria as escoltas que a PM estava deixando de executar. Daí evoluiu para a criação do COPE, que além das escoltas executaria outras operações.
O COPE desempenha uma função de grande importância para a SEDS/SUAPI, com a realização de escoltas de alta periculosidade, intervenções nos estabelecimentos penais, cooperando em auditorias setoriais nas unidades penais e colaborando junto a EFAP na formação dos agentes penitenciários de todo o Estado . Dentre seus serviços podemos destacar :
·    Intervenção Administrativa na Penitenciaria de Francisco Floriano de Paula em Governador Valadares, para o restabelecimento da Ordem . E em varias unidade concentradoras de presos do Estado de Minas Gerais.
·     Transferência dos presos da Delegacia de Furtos e Roubos no Barro Preto, em uma operação Conjunta com as Policias Militar, Civil e Federal , onde foram transferidos aproximadamente 550 (Quinhentos e cinqüenta) Presos .
·    Transferência dos presos da 7ª Seccional de Polícia Civil em Venda Nova, em uma operação Conjunta com as Policias Militar , Civil onde foram transferidos  aproximadamente 600 (Seiscentos ) Presos .
·    Transferência dos presos da Delegacia de Tóxicos e entorpecentes no Bairro gameleira, em uma operação Conjunta com as Policias Militar, Civil, onde foram transferidos aproximadamente 90 (noventa ) Presos .
·   Transferência dos presos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional da gameleira, para o Presídio de são Joaquim de Bicas II, em uma operação onde foram transferidos aproximadamente 800 (oitocentos) Presos . 

Recentemente foi publicado no site da Seds o edital do concurso em 2010, para compor o quadro de funcionários com mais 150 Agentes Penitenciários Efetivos, que tiveram várias disciplinas e um corpo docente qualificado, fator esse importante para a qualificação que certamente contribui muito para os profissionais desempenham um trabalho ético e comprometido para a sociedade mineira, mas pensa você que para ser integrante do COPE  é fácil veja abaixo os vídeos do corpo docente e da ralação no treinamento.


video video 
Disciplinas Aplicadas no decorrer do Curso:

·         Direitos Humanos;
·         Ética e Cidadania;
·         Direito Penal;
·         Legislação Jurídica Especial;
·         Defesa Pessoal;
·         Técnicas de Emprego do Bastão Tonfa;
·         Intervenção em Recinto Carcerário;
·         Redação de Documentos;
·         Técnicas de algemarão;
·         Uso Progressivo da Força;
·         Armamento e Tiro;
·         Imobilização Tática;
·         Comunicação Operacional,;
·         Agente Químico e Munição Não Letal;
·         Técnica de Escolta.

        O COPE, esta sendo considerado uma das melhores equipes de Escolta do país, destaque para suas escoltas interestaduais, que é demonstrada com seriedade e comprometimento pelos seus integrantes. Varias autoridades tanto no campo jurídico como no de autoridades policiais como delegados de Policia, elogiam e parabenizam a atuação e postura da equipe de Escolta do COPE, presente em suas atividades. 
        Não Podemos deixar de destacar a preocupação da Subsecretaria em estar aparelhando e se prontificando em manter um apoio permanente ao COPE, tanto no apoio logístico como pessoal também e ao Diretor Geral do COPE o Sr. Éder Diógenes de Carvalho que constantemente vem buscando desempenhar um ótimo trabalho em sua gestão e tem o seu reconhecimento tanto pelos seus colegas de trabalho, quanto da cúpula da Subsecretária, pelo seu profissionalismo e dedicação.  
        Nesta matéria estamos com real intenção de parabenizar os novos integrantes do COPE que formaram e com certeza serão destaque para os demais profissionais Agentes de Segurança Penitenciário, para que nas próximas turmas tenham mais colegas entusiasmados como vocês. Desejo a todos um ótimo trabalho e felicidades. Nesta postagem estaremos exibindo com exclusividade vídeos com agradecimentos de seus superiores e de momentos de curso de formação. Lembrem-se vocês são o espelho do sistema prisional perante a sociedade e é uma responsabilidade muito grande demonstrar a real necessidade do profissional Agente de Segurança Penitenciário para contribuição da ordem, disciplina, segurança e de uma instituição que realmente merece ser considerada destaque em todo país. Segue abaixo videos dos Gestores comentando sobre o Curso:

        Abraços e sorte na vida amigos.


Bruno Santos
Agente de Segurança Penitenciário

 VIDEOS DOS GESTORES



video
 Hamilton da Costa Mitre de Andrade
Superintendente de Segurança Prisional


video  
Éder Diógenes de Carvalho 
Diretor Geral do COPE
                                                                 


video
  Dr. Genilson Ribeiro Zeferino
Secretário Adjunto de Defesa Social

Nenhum comentário: